EXERCÍCIOS, PROVAS, TESTES.

COMANDOS

·       ATENÇÃO TURMINHA, EXERCÍCIO PARA SER IMPRESSO E RESPONDER NO CADERNO
·       ENTREGAR DIA 30/06/2011
·       VALOR DA ATIVIDADE: 2 PONTOS
·       ATENÇÃO QUE DEPOIS DESTA TEREMOS UMA OUTRA ATIVIDADE
QUALQUER DÚVIDA, POSTAR NOS COMENTÁRIOS
·       ENTÃO NÃO VAMOS PERDER TEMPO  E DEITAR O CABELO.
1. (G1) Quais foram as civilizações que se desenvolveram nas seguintes regiões:

a) Península Itálica
b) Península e região insular entre o Mar Egeu e o Mar Jônico

2. (Fuvest) "Parece-me que ... o temor religioso salvaguarda os interesses de Roma. Desenvolvendo este sentimento, pensava-se, sobretudo, no povo. Em uma sociedade composta apenas por sábios, esta precaução talvez não fosse necessária; mas como toda multidão é cheia de inconstância, de paixões desregradas, de cóleras violentas e irrefletidas, não é possível, a quem quer que seja, mantê-la, exceto pelo temor de seres invisíveis e por toda espécie de ficções."
        Políbio, autor romano do século II A.C.

Baseando-se no texto, indique:
a) A relação estabelecida pelo autor entre religião e política.
b) Duas características da religião romana no período em que o texto foi escrito.

3. (G1) Qual foi o 1º regime político de Roma e qual a classe dominante?

4. (G1) Quais foram os extratos sociais mais importantes na organização da República Romana?

5. (G1) Quem eram os Cartagineses?

6. (G1) Quem foi Tibério Graco? Por que foi assassinado pelos patrícios?

7. (G1) Explique por que mataram César. Os senadores acreditaram estar salvando a República?

8. (G1) Quem eram os gêmeos Rômulo e Remo?

9. (G1) Explique a origem dos patrícios em Roma.

10. (G1) O que foram as Guerras Púnicas?

11. (G1) Explique por que foi formado o 1º Triunvirato.

12. (G1) Como seu deu a fundação de Roma, segundo a lenda?

13. (G1) Complete:

Viajando pela Roma antiga, você vai saber das leis e do idioma _______ o latim que deu origem à língua _________________.

14. (G1) Como os romanos separavam a religião da política?

15. (G1) Escreva o que você sabe sobre os Patrícios e Plebeus?

16. (G1) Por que em Roma o rei não manda sozinho?

17. (G1) Quem eram os latinos?

18. (G1) Quais os principais povos que ocuparam a península itálica?

19. (G1) Explique as estruturas mais importantes na organização política da República Romana.

20. (G1) Qual era a função dos Tribunos da Peble?

21. (G1) Como os romanos conseguiram riquezas nas colônias?

22. (G1) Quem eram os representantes do 2º Triunvirato?

23. O cristianismo, após ter sido durante muito tempo combatido pelo Império Romano, tornou-se sua religião oficial no século IV. O reconhecimento do cristianismo pelo Império Romano corresponde
a) ao Concílio Ecumênico, que aboliu os cultos pagãos e promoveu a expansão do cristianismo.
b) ao Edito de Milão, que concedeu liberdade de culto aos cristãos e proibiu as perseguições.
c) a Pax Romana, que pôs fim aos conflitos religiosos e atestou a hegemonia do cristianismo na Europa.
d) ao Concílio de Trento, que sistematizou e tornou obrigatório o ensino do cristianismo em todo o Império.
e) ao Triunvirato, que conferiu poder político a bispos e considerou heresia qualquer outra crença religiosa.

24. Na Roma Antiga, a expressão "até tu Brutus?" foi atribuída a Julio César que, de acordo com fontes históricas, a teria proferido no momento de seu assassinato, em 44 a.C. Nesse contexto da história de Roma, Julio César tornou-se conhecido porque
a) iniciou o processo de expansão romana, desencadeando as chamadas guerras púnicas, por meio das quais Roma se converteu em potência marítima.
b) criou o primeiro código escrito, denominado "Leis das Doze Tábuas", que tratava de assuntos referentes ao Direito Civil e ao Direito Penal.
c) adquiriu grandes poderes e privilégios especiais, como os títulos de ditador perpétuo e de censor vitalício, suscitando lutas políticas pelo poder, sobretudo no Senado Romano.
d) contribuiu, com as suas leis abolicionistas, para crise geral do escravismo romano, que abalou as atividades agrícolas de todo o Império Romano.
e) propôs à Assembléia Romana o seu projeto de reforma agrária, limitando a ocupação de terras públicas aos cidadãos romanos.

25. (Enem) "Somos servos da lei para podermos ser livres."
        Cícero

"O que apraz ao príncipe tem força de lei."
        Ulpiano

As frases acima são de dois cidadãos da Roma Clássica que viveram praticamente no mesmo século, quando ocorreu a transição da República (Cícero) para o Império (Ulpiano).

Tendo como base as sentenças acima, considere as afirmações:

I. A diferença nos significados da lei é apenas aparente, uma vez que os romanos não levavam em consideração as normas jurídicas.
II. Tanto na República como no Império, a lei era o resultado de discussões entre os representantes escolhidos pelo povo romano.
III. A lei republicana definia que os direitos de um cidadão acabavam quando começavam os direitos de outro cidadão.
IV. Existia, na época imperial, um poder acima da legislação romana.

Estão corretas, apenas:
a) I e III.
b) I e III.
c) Il e III.
d) II e IV.
e) III e IV.

26. (Fgv) "A partir de então, passou-se a eleger cônsules em número de dois, ao invés de um único rei, com o propósito de que, se um deles tivesse a intenção de agir mal, o outro, investido de igual autoridade, o coibisse."
Flávio Eutrópio, Sumário da história romana, in Historiadores latinos, NOVAK, G., M e outros (orgs.), trad., São Paulo, Martins Fontes, 1999, p. 259.

O trecho acima refere-se ao período da história de Roma conhecido como:
a) Diarquia, instituída logo após a época imperial.
b) Democracia, organizada após a revolta dos plebeus e dos escravos.
c) Consulado, criado para diminuir o poder dos tiranos.
d) República, estabelecida pela aristocracia patrícia.
e) Pax Romana, imposta pelos senadores como forma de limitar o poder dos patrícios.

27. (Fgv) Com a expansão do poder romano [sob a República], tornou-se enorme a diferença entre a pequena cidade nascida às margens do Tibre e a Roma todo-poderosa, agora senhora do Mediterrâneo. A economia, a política, a vida social e religiosa dos romanos passaram por profundas modificações.
        (José Jobson de A. Arruda e Nelson Piletti, "Toda a História")

Entre as modificações que se pode identificar está
a) a prosperidade do conjunto da plebe, maior beneficiária da ampliação do mercado consumidor em função das províncias conquistadas.
b) a disseminação da pequena propriedade, com a distribuição da terra conquistada aos legionários, maiores responsáveis pela expansão.
c) a crescente influência cultural dos povos conquistados, em especial os gregos, alterando as práticas religiosas romanas.
d) o enrijecimento moral de toda a sociedade, que passou a não mais tolerar as bacanais - festas em honra ao deus Baco.
e) a criação e consolidação do colonato como base da economia romana e sua disseminação pelas margens do mar Mediterrâneo.

28. (Puccamp) Observe o mapa da Antigüidade Clássica.

(Leonel Itaussu A. Mello e Luís César Armad Costa. "História Antiga e Medieval". São Paulo: Abril Educação. 1985. p. 160)

O mapa identifica uma época da história da Antigüidade Clássica em que
a) a expansão da economia escravista, a ruína dos pequenos agricultores e o enfraquecimento do exército provocaram a decadência do Império Romano e a ruralização da Europa e do Oriente Próximo.
b) a conquista do Mediterrâneo abriu novos mercados à economia romana, criando condições para a criação de rotas comerciais que estenderam o Império Romano até a Ásia e o norte da África.
c) os domínios do Império Romano se estenderam a todas as terras situadas em torno do Mar Mediterrâneo e suas fronteiras naturais eram os rios Reno e Danúbio, na Europa, e o Oriente Próximo.
d) a difusão do Cristianismo, após sangrentas perseguições, transformou-se em religião oficial em todas as regiões do Mar Mediterrâneo abrangidas pelo ocidente da Europa e a Península Balcânica.
e) os exércitos romanos conquistaram o sul da Península Ibérica, todo norte da África, o Oriente Médio e a Península Balcânica, incorporando o deserto do Saara ao Império.

29. (Pucpr) Roma, fundada na região do Lácio, teve notável evolução política, de Realeza passaria a ser uma República e terminaria como Império, após 12 séculos.

Sobre o tema, analise as afirmações:

I. As Guerras Púnicas e a conquista das regiões da Síria e Palestina ocorreram sob a República.
II. A grande revolta dos escravos e gladiadores, chefiada por Espártaco, ocorreu sob o Império.
III. Jesus Cristo, que tanto influenciaria os séculos seguintes, nasceu sob o reinado de Augusto e foi crucificado no governo de César Tibério.
IV. Descentralizando a administração, Constantino criou a Tetrarquia.

São afirmações corretas:
a) apenas II e IV.
b) II, III e IV.
c) I e III.
d) apenas IV.
e) apenas II.

30. (Pucrs) Responder à questão com base nas afirmativas abaixo, sobre o início da República Romana.

I. As principais classes sociais eram compostas pelos patrícios (grandes proprietários rurais descendentes das primeiras famílias que habitaram Roma), plebeus (geralmente pequenos agricultores, artesãos e comerciantes), clientes e escravos.
II. As instituições políticas da República eram o Consulado, o Senado, os Comícios e as Magistraturas, sendo seus membros escolhidos por eleição.
III. Por meio de uma série de guerras, Roma expandiu sua dominação sobre o Mar Mediterrâneo, pois a Península Itálica já havia sido conquistada pelos romanos sob a Monarquia.
IV. Os conflitos entre patrícios e plebeus geraram, gradativamente, conquistas políticas e sociais para estes últimos, como a elaboração de uma legislação escrita (12 Tábuas) e a instituição de um Tribuno da Plebe.

Pela análise das afirmativas, conclui-se que somente estão corretas
a) I e II
b) I, II e IV
c) I e III
d) II, III e IV
e) III e IV


31. (Ufg) Leia o texto a seguir:

O texto oferece subsídios para a compreensão do processo de
a) fixação de colônias romanas nas regiões conquistadas.
b) cobrança dos tributos em escravos e em espécie para Roma.
c) expansão romana em direção ao Norte, no final do período republicano.
d) estabelecimento de alianças políticas de Roma com os povos vencidos.
e) fortalecimento do poder senatorial romano em relação ao poder imperial.

32. (Ufpr) Com relação à sociedade e à política no mundo romano, é correto afirmar:

(01) A República romana, instaurada após a deposição de Rômulo, foi inicialmente dominada pelos patrícios, detentores da cidadania romana plena.
(02) Entre as conquistas políticas da plebe inclui-se a aceitação pelos patrícios de que o resultado do plebiscito passasse a ter força de lei para todo o Estado romano.
(04) Na República romana existiam poucos escravos, e, por esse motivo, não ocorreram revoltas servis.
(08) Com Otaviano Augusto foi instituído o Principado, que corresponde à fase de implantação do Império romano, extinguindo-se a República enquanto sistema político.
(16) Pelo Édito de Caracala (212 d.C.), o direito de cidadania romana foi estendido a todos os habitantes livres do Império romano

Soma (       )

33. (Ufrn) Sidônio Apolinário, aristocrata da Gália romana, escrevendo a um amigo, num período de grandes transformações culturais, assim se expressou:

O vosso amigo Eminêncio, honrado senhor, entregou uma carta por vós ditada, admirável no estilo [...]. A língua romana foi há muito tempo banida da Bélgica e do Reno; mas se o seu esplendor sobreviveu de qualquer maneira, foi certamente convosco; a nossa jurisdição entrou em decadência ao longo da fronteira, mas enquanto viverdes e preservardes a vossa eloqüência, a língua latina permanecerá inabalável. Ao retribuir as vossas saudações o meu coração alegra-se dentro de mim por a nossa cultura em desaparição ter deixado tais traços em vós [...].
        Apud PEDRERO-SÁNCHEZ, Maria Guadalupe. "História da Idade Média: textos e testemunhas". São Paulo: Editora UNESP, 2000. p. 42-43.

A opinião contida no fragmento da carta está diretamente relacionada às
a) invasões dos territórios do Império Romano pelos povos germânicos, provocando mudanças nas instituições imperiais.
b) influências da cultura grega sobre a latina após a conquista da Grécia pelos romanos e sua anexação ao Império.
c) vitórias dos romanos sobre Cartago nas chamadas Guerras Púnicas (264-146 a. C.), impondo a cultura do Império a todo o norte da África.
d) crises que se abateram sobre o Império Romano depois do governo de Marco Aurélio (161-180 d. C.), quando o exército passou a controlar o poder.

34. (Ufrs) No período anterior às conquistas, a sociedade romana estava dividida em dois grandes grupos sociais, os patrícios e os plebeus. As transformações sociais provocadas pela expansão romana fizeram surgir, no entanto, novos grupos, originados dos anteriores.
Relacione adequadamente as caracterizações apresentadas na coluna 2 com os grupos sociais referidos na coluna 1.

Coluna 1
1 - Senadores   
2 - Cavaleiros   
3 - Clientes      
4 - Proletários
5 - Colonos

Coluna 2
(     ) Eram plebeus enriquecidos pelas conquistas e pelo grande comércio.
(     ) Tinham origem aristocrata e eram grandes proprietários de terras.
(     ) Eram plebeus miseráveis, cuja única posse era uma família numerosa.
(     ) Eram indivíduos subordinados às famílias patrícias, cumpridores de diversas obrigações econômicas, morais e religiosas.

A seqüência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
a) 2 - 1 - 5 - 4.
b) 2 - 1 - 4 - 3.
c) 3 - 2 - 1 - 5.
d) 3 - 2 - 4 - 5.
e) 1 - 3 - 5 - 4.

35. (Unifesp) Fomos em busca dos homens fugidos de nosso povoado e descobrimos que cinco deles e suas famílias estavam nas terras de Eulogio, mas os homens deste senhor impediram nos com violência de nos aproximar da entrada do domínio.
        (Egito romano, em 332 d.C.)

... os colonos não têm liberdade para abandonar o campo ao qual estão atados por sua condição e seu nascimento. Se dele se afastam em busca de outra casa, devem ser devolvidos, acorrentados e castigados.
        (Valentiniano, em 371 d.C.)

Os textos mostram a
a) capacidade do Império romano de controlar a situação no campo, ao levar a cabo a política de transformar os escravos em colonos presos à terra.
b) luta de classes, entre camponeses e grandes proprietários, pela posse das terras que o Estado romano, depois da crise do século III, é incapaz de controlar.
c) transformação, dirigida pelo governo do Baixo Império, das grandes unidades de produção escravistas em unidades menores e com trabalho servil.
d) permanência de uma política agrária, mesmo depois da crise do século III, no sentido de assegurar um número mínimo de camponeses soldados.
e) impotência do governo romano do Baixo Império em controlar a política agrária, por ele mesmo adotada, de fixar os pobres livres no campo.






5 comentários:

  1. bom braulio se eu emprimir,tudo é so colar e responder?ou copoar e responde...
    é pq eu nao prestei muita atençao na hora q vc falou sabe entao vc me ajuda?? bj

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  2. Sabe Braulio eu achei muito interassante esse trabalho tomara que tenha outro iguais a esse. Voce podia dar mais um pontinho ne é muita coisa pra resolver

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  3. Samara :

    nossa que tanto de pergunta !

    *obs: braulio o comentário vai aparece com a conta do meu Blog viu ,não consegui muda :)

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